Fernando Diniz – em especial

Um jovem treinador dando aulas ao futebol brasileiro!

Conheço pouco o treinador e o homem Fernando Diniz, mas já se percebe, mesmo à distância, que se trata de alguém especial no mundo do futebol. O jogo das suas equipes, poucas ainda  no seu currículo profissional, é sempre prazeroso de se ver.

Cinco conceitos táticos básicos, compõem o conjunto de argumentos de campo das equipes do Fernando Diniz:

  1. jogo coletivo pra defender e atacar;
  2. organização de posicionamento;
  3. mobilidade, muita mobilidade;
  4. posse de bola;
  5. e ofensividade.

Seus times são basicamente “flexíveis” em campo, com ótimo senso de ocupação de espaços, bom controle de posse de bola e querem e jogam sempre pra vencer.

Ah!! Ele faz tudo isso com o jogador brasileiro, “produto” muito mal falado pelos quatro cantos do Brasil! O jogador brasileiro, com toda a sua desvalorização no mercado nacional, é capaz de fazer coisas diferentes e pertinentes ao futebol moderno. Basta que utilizemos as ferramentas, treinamentos, necessárias ao “milagre”.

Aprende-se muito com o Fernando Diniz! Aliás, sugiro que o futebol brasileiro também aprenda um pouco com este prodígio nacional. Não arrisco fazer comparações, mas trata-se de mais uma pedra nacional preciosa!

Nós que estamos passando pela fase de valorização do profissional estrangeiro em nosso meio esportivo, precisamos tirar as vendas dos olhos e também ver os brasileiros que estão surgindo. Tem muita gente boa dando sopa em nosso mercado. Não joguem nas contas dos treinadores e jogadores brasileiros a exclusiva responsabilidade pelo estado de coisas do futebol nacional. Acho até que somos os menos culpados!!

Assistir aos feitos do Fernando Diniz corrobora com muito do que venho falando nos últimos anos: temos todas as soluções para resolver os problemas do futebol brasileiro em nossos próprios meios. Não é preciso ir lá fora para reconhecê-lo. Afinal de contas, a nossa realidade é outra. Afinal de contas, o mundo é globalizado. Tudo que é feito lá é visto aqui! Precisamos ler, interpretar e aplicar conceitos modernos obedecendo às características do nosso jogo!

Mobilização em favor da competência técnica nas várias áreas que fazem o futebol brasileiro é condição premente para as soluções dos nossos problemas! 

Método de treinos — qualidade de treinos, é no que se respalda a competência das equipes do Fernando Diniz. Ele costuma dizer mais ou menos o seguinte, quando os repórteres se espantam com os feitos da sua equipe: “pode parecer estranho, mas está tudo dentro de uma lógica tática e muitos treinos!!”

Quando se fala em treinamento, subentende-se a competência do comando. O Treinador Fernando Diniz tem uma especial maneira de comandar, o que acima de tudo, auxilia na implantação dos seus métodos. Não se tem sucesso na aplicação de uma metodologia de treinos com passividade do comandante.

É preciso ser um líder protagonista e ter argumentos para tal! A semana de treinamentos para o futebol moderno é o que faz diferença tática em campo. O Futebol brasileiro está pecando nesta imprescindível etapa da construção do jogo! No Brasil, que já foi o país do futebol, tudo tem sido mais importante à busca da vitória a qualquer custo, menos os treinos de campo!

Parabéns Fernando Diniz! Quem quiser, que aprenda com você e ou com o jogo das suas equipes!

Abraço…

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.